(21) 3477-7778

contato@vidrado.com



A utilização do vidro como material para compor pisos e guarda-corpos de escadas permite ao arquiteto conceber formas incomuns. Transparentes ou translúcidos, esses elementos podem ser especificados tanto pontualmente, em residências, como em áreas de grande circulação de pessoas.


Nas escadas, além de guarda-corpos, já amplamente utilizados, o vidro laminado temperado vem ganhando espaço nos degraus, transformando a estrutura em elemento central de muitos projetos.

Para o dimensionamento dos degraus em vidro, os arquitetos adotam sempre um coeficiente de segurança, de modo que, se uma das lâminas quebrar, não haja risco para os usuários. As normas internacionais definem, nesse caso, parâmetros elevados. Normalmente, a carga considerada é de pelo menos 500 kgf/m2. A espessura do vidro deve ter no mínimo 30 mm e máximo de cerca de 60 mm.

Em áreas externas, por serem muito escorregadias, o ideal é utilizar uma película antiderrapante sobre a superfície do vidro. Outra opção é a utilização de vidros translúcidos, pois reduzem a transparência e a consequente vertigem ao caminhar sobre as peças.

Além de uma solução plástica e funcional, o resultado é uma escada com um design que exala originalidade e transparência, gerando um impacto visual surpreendente no ambiente.